MISSÕES AGORA OU NUNCA MAIS

CONTRIBUA BANCO DO BRASIL
AGENCIA:4661-2

CONTA 7374-1

SUA CONTRIBUIÇÃO ESTARÁ NOS AJUDANDO MANTER ESTÁ OBRA, MANDE SEU COMPROVANTE DE DEPOSITO PARA TEIXEIRA SOARES PARANÁ RUA PREFEITO VIDOLINO NEVES N°15 CEP 84530-00 CAIXA POSTAL N°48

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aparente Paradoxo: Pela Fé ou pelas Obras?

No Novo Testamento há inúmeros "paradoxos aparentes" – ensinamentos dados por Deus que aparentemente se chocam com outros ensinamentos também dados por Deus. Um exemplo disto é que Paulo ensina em Gálatas 3:6 que "Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado para justiça" (cf. Gálatas 3:1-5; Romanos 4:2) enquanto Tiago diz, em Tiago 2:21, "Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?"
Afinal de contas, como Abraão foi salvo? Ou ainda, como qualquer pessoa pode ser salva? Por fé ou por obras? A alternativa que muitas pessoas escolhem diante de desafios como este é ficar apenas com uma parte do ensinamento, geralmente aquele que representa menor dificuldade para praticar. Neste caso, muitos têm defendido que basta um ato de pura fé, sem obra alguma, para uma pessoa ser salva. E o único problema desta idéia é que faz de Tiago – e do Espírito Santo (cf. Efésios 3:5-6; 1 Pedro 1:12) – mentirosos.
Como fazer, então, para conciliar dois ensinos aparentemente contraditórios? Em primeiro lugar, devemos investigar o contexto do que cada um está dizendo. E, depois, temos que analisar os dois ensinamentos e pensar uma forma como os dois podem, ao mesmo tempo, estar dizendo a verdade (já que temos crido que é o mesmo Espírito que revelou ambos os ensinamentos).
Neste caso, é fácil perceber que Paulo e Tiago estão dizendo a mesma coisa, embora com ênfases diferentes. Para Paulo, a questão é que Abraão não teve uma vida sem desvios a ponto de conquistar a salvação. Como todos os homens, ele pecou em algum momento (Romanos 3:23; cf. 3:9-20) e não tinha as obras perfeitas. Logo, ele foi salvo pela fé! Para Tiago, a questão é que foram as obras de Abraão – em especial o quase-sacrifício de Isaque – que provaram a sua obediência até o fim, demonstrando que sua fé era viva. Desta forma, Abraão foi salvo pelas obras! Tiago (e Paulo também – veja Romanos 6:2; Gálatas 5:21b) ensina que a fé sem obras é morta e pessoas que vivem assim não serão salvas.
Não está, por acaso, no âmago da confissão da fé de um convertido o confessar Jesus como Senhor (Romanos 10:9)? E se dissemos que Jesus é Senhor, não quer dizer que somos escravos, para praticar obras de obediência? Devemos escolher entre a confissão sem as obras (Lucas 6:46), somente pela fé (Tiago 2:19) ou a obediência de coração ao ensino do Senhor (Romanos 6:17), certos de que cada um de nós comparecerá perante o tribunal de Cristo para sermos julgados de acordo com nossas obras (2 Coríntios 5:10).

2 comentários:

  1. Amado pastor Graça e Paz. Sou pastor no estado do Pará na cidade de Castanhal. Desejo que Deus continue abençoando a obra de sua mãos e use sua vida para alcançar muitos dos perdidos do nossa Brasil. um forte abraço...

    ResponderExcluir
  2. Irmão Ismael, estive a ver algumas coisas em seu blog, e dou graças por haver homens que se interessam em divulgar a Palavra de nosso Deus. Desejo deixar um convite, tenho um blog com o nome de Peregrino e Servo,e se desejar fazer parte, eu ficaria radiante em tê-lo como meu amigo virtual,não se sinta coagido em fazê-lo, siga apenas se gosta do blog, de qualquer maneira vamos ficar amigos na mesma porque temos o mesmo Pai.Decerto irei retribuir seguindo o seu blog também. Um obrigado e muita paz e graça do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir